Ação realizada em alusão ao Outubro Rosa e Novembro Azul.

Data de publicação: 30 de novembro de 2021. Categoria: Notícias

Equipe colaborativa da ação do “CDFAM aberto: Novembro Azul”. Servidores Técnicos-Administrativos (TAEs), docentes e estudantes dos cursos de odontologia, farmácia e fisioterapia.

Na última quarta-feira, dia 25/11, a Coordenadoria do Desenvolvimento Familiar (CDFAM/PREX/UFC) realizou uma ação em alusão ao Novembro Azul. Todas as atividades desenvolvidas contaram com a presença de Docentes, Discentes e Técnicos – Administrativos da Universidade Federal do Ceará, assim como Projetos de Extensão, que atuam na UAPS Gilmário Mourão Teixeira/ CDFAM.

A abertura contou com a apresentação artística do “Maracatu é daqui papoco”, parte integrante do Projeto Social Papoco de Ideias, atuante na comunidade do Planalto Pici. Em seguida foram iniciadas as atividades educativas, com 13 estações que abordavam as seguintes temáticas: Alimentação Saudável (Consumo de açúcar, sal, gorduras trans, alimentos industrializados, Frutas e Verduras e Nutraterapia), Consumo de chás, Auriculoterapia, Educação Sexual, Saúde da Boca, Prevenção ao câncer de próstata, Meio ambiente e a Coleta seletiva.

As ações realizadas no novembro azul dão seguimento às atividades desenvolvidas mensalmente na CDFAM. A cada mês é escolhida uma temática de acordo com as campanhas sanitárias preconizadas pelo Ministério da Saúde. Em 26 de Outubro, trouxemos a primeira campanha sanitária presencial da CDFAM após a liberação de retorno gradual implementada pelo atual reitor da Universidade Federal do Ceará, professor Cândido Albuquerque. A ação do Outubro Rosa, em alusão ao câncer de mama e à saúde da mulher, contou também  com a presença ilustre dos alunos da Escola José Bonifácio de Sousa e de moradores da comunidade do Planalto Pici que estavam presentes na busca por atendimento na UAPS CDFAM.

Estação da Liga Acadêmica de Fitoterapia (LAFITO) do curso de farmácia da UFC se fazendo presente no “CDFAM aberto: Outubro Rosa”.

O Outubro Rosa contou com apresentação do Coral do SINTUFC, assim como as falas do atual coordenador da CDFAM/PREX/UFC, o Professor Bernardo Diniz Coutinho, e da atual gestora da UAPS CDFAM, a qual representa a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, Adriana Catunda Martins. Dentre as Atividades que foram desenvolvidas pelos Projetos e Programas de Extensão podemos destacar a alimentação saudável, o automanejo da dor na gestante com auriculoterapia, DST´s e métodos contraceptivos, higiene Bucal, incontinência urinária, prevenção do câncer de boca, Prevenção do câncer de mama e prevenção ao câncer de colo de útero, roda de conversa sobre medicações e sofrimentos psíquicos, roda de conversa sobre violência contra mulher. Também foram desenvolvidas algumas atividades do Programa de Promoção de Saúde no Pici em conjunto com o PET da Enfermagem, a Liga Acadêmica de Fitoterapia e a Liga de Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia, na qual foram ofertadas 5 mesas sobre o que é o câncer; a promoção de saúde íntima – prevenção, higiene e cuidados; fitoterapia e o alívio das cólicas menstruais; os métodos contraceptivos e o uso do preservativo interno e externo. A mesa redonda ficou a cargo das interseccionalidades, na qual foram abordadas temáticas sobre a violência contra a mulher, racismo na escola e LGBTQIA+fobia.

Ambas as ações, Outubro Rosa e Novembro Azul, acabam indo ao encontro de todos os valores estabelecidos pela Coordenadoria do Desenvolvimento Familiar, tais como: o Vínculo, a Participação social, a Responsabilidade, a Transparência, a Ética, o  Zelo pelo patrimônio público, a Parceria e a Sustentabilidade. Reforçando o papel e a importância da Extensão Universitária e dos Estágios, assim acabam fortalecendo o Histórico das Ações que a CDFAM/PREX/UFC propõe nos mais diversos cantos da Universidade, já que promover saúde é promover o bem-estar físico, mental e social de todos.