Fluxo para solicitação de estágio

A CDFAM/PREX/UFC e a UAPS CDFAM Prof. Gilmário Mourão Teixeira recebem atividades de estágio supervisionado, internato, prática assistida e visita técnica dos cursos de graduação, residência e pós-graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Para as atividades de visita técnica e prática assistida, é necessário que a coordenação do curso demandante envie via SEI ofício detalhando a solicitação para apreciação da CDFAM/PREX/UFC. Já para as atividades de estágio supervisionado e internato, além do envio de ofício via SEI, é necessário solicitar o campo referente a UAPS CDFAM junto a Coordenadoria de Educação em Saúde, Ensino, Pesquisa e Programas Especiais (COEPP) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Fortaleza, responsável pela regulação das práticas de ensino em serviços da rede municipal de saúde, e entregar a gestora da UAPS o “Termo de Compromisso de Estágio” conforme orientado pela Agência de Estágios da PREX/UFC .

Fluxo para solicitação:

1º Passo

• A coordenação do curso deve abrir processo no SEI com a tipologia “Pessoal: Estágios Promovidos pela Instituição (Inclusive termo de compromisso e inclusão no SIAPE)” e enviar “Ofício” para a Coordenação da CDFAM/PREX/UFC solicitando autorização para realização de estágio, internato, prática assistida ou visita técnica na unidade. No ofício deve conter uma breve descrição sobre o objetivo e a dinâmica da atividade proposta, bem como as seguintes informações:
  • Nome da disciplina / módulo;
  • Tipo de atividade (Ex.: estágio supervisionado, internato, prática assistida ou visita técnica);
  • Nº alunos por turma;
  • Nº turmas por turno;
  • Nº total alunos por semestre;
  • Dias da semana e horários;
  • Setores ou local na unidade que as atividades serão realizadas (Ex.: território/comunidade, espaços abertos, sala de espera/corredores, consultórios, dentre outros). Obs.: necessário checar previamente a disponibilidade do local de interesse no “mapa de agendamento“.
  • Docente e/ou supervisor responsável (informar lotação, telefone e e-mail);
  • Período de realização (informando data de início e finalização).
  • A apreciação da solicitação será realizada com base na viabilidade e disponibilidade da estrutura física para realização da atividade, e o deferimento ou indeferimento será comunicado por despacho no processo.

Obs.: Para solicitação de estágios originados de outras instituições de ensino favor seguir as orientações disponibilizadas no link <Clique aqui> e entrar em contato com a CDFAM/PREX através do e-mail: cdfam.prex@ufc.br

2º Passo

• A secretaria do curso demandante deve preencher a “Planilha de Solicitações de Estágios” do Sistema de Regulação dos Estágios da COEPP/SMS <https://estagios.sms.fortaleza.ce.gov.br/login> para registar a solicitação de vagas de estágio obrigatório na Rede de Serviços da Secretaria de Saúde de Fortaleza. Aguardar a apreciação e autorização pelos gestores dos serviços de saúde da rede municipal. Obs.: Para solicitação de estágios eletivos da residência originados de outras instituições favor entrar em contato com a COEPP/SMS através do e-mail: coepp.sms@gmail.com ou por telefone (85) 3105-1471 / 3105-1473.

3º Passo (apenas para estágios supervisionados e internatos)

Após deferimento pela COEPP/SMS é necessário formalizar o estágio/internato através do “Termo de Compromisso de Estágio” e as práticas assistidas através do “Termo de Compromisso das Práticas Assistidas de Ensino em Serviço”, preenchendo com os dados da gestora da UAPS CDFAM Prof. Gilmário Mourão Teixeira <“Clique aqui”>.

Para os estágios/internatos, favor preencher e assinar os documentos seguindo os trâmites conforme orientação da Agência de Estágios da PREX/UFC e da COEPP/SMS:

Obs.: Após concluída todas as etapas de formalização e reconhecimento do estágio/internato as atividades em campo poderão ser iniciadas.

Exibir: subpáginas.