Ação realizada em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Data de publicação: 25 de abril de 2022. Categoria: Notícias

Na última segunda, dia 18/04, a Coordenadoria do Desenvolvimento Familiar (CDFAM/PREX/UFC), realizou uma atividade de educação em saúde na fila de espera dos atendimentos, em referência ao Dia Nacional do Autismo. A ação contou com a participação dos integrantes do projeto de extensão CDFAM: gestão em unidade de saúde escola, além do projeto de extensão CEP do cuidado (Programa de Extensão Clínica, Estética e Política do Cuidado, vinculado ao curso de psicologia.)

Na ocasião, foram abordadas questões como conhecimento prévio da população acerca do tema, partilha de experiências individuais, conceito do Transtorno do Espectro Autista (TEA) , principais sinais e sintomas, tratamento e direitos. Além disso, foram distribuido0s panfletos que continham as principais informações sobre o TEA.

O transtorno do espectro aulista (TEA) é um transtorno de desenvolvimento neurológico, caracterizado por dificuldades na comunicação e interação social e pela presença de comportamentos e interesses repetitivos ou restritos. Os sintomas representam um núcleo principal, mas as manifestações clínicas podem ocorrer de forma variável dentro do espectro. Não há cura, mas a intervenção precoce pode melhorar o prognostico e suavizar os sintomas.

Essa ação, além de dar continuidade ao cronograma de atividades desenvolvidas na unidade, visa elucidar dúvidas da população, alertar sobre os sinais e sintomas e, principalmente ressaltar os direitos das pessoas que vivem com esse transtorno, como acesso preferencial em fila de espera, vaga especial de estacionamento, Benefício de Prestação Continuada, entre outros.