gov.br

Coordenadoria de Desenvolvimento Familiar (CDFAM / PREX)

Ação de Extensão realizada em consonânsia com a AMORBASE

Data de publicação: 23 de maio de 2023. Categoria: Notícias

No último sábado, dia 29/04, a Coordenadoria do Desenvolvimento Familiar (CDFAM/PREX/UFC) realizou uma atividade de extensão contemplando a educação em saúde em um mutirão de ações sociais voltadas para a comunidade do bairro da Serrinha. dos atendimentos, em referência ao Dia Nacional do Autismo. A ação contou com a participação dos integrantes do projeto de extensão CDFAM: gestão em unidade de saúde escola, além do projeto de extensão NUPEGA (Núcleo de Pesquisa e Extensão em Geografia da Alimentação), o PET Geografia (Programa de Educação Tutorial do curso de Geografia) e o Quintal Vivo (Casa produtiva, vinculada à Agroecologia, Agricultura urbana e Permacultura), em consonância com a AMORBASE (Associação dos Moradores do Bairro da Serrinha), projeto organizador.

Na ocasião, foram abordadas questões como conhecimento prévio da população acerca do tema, partilha de experiências individuais, rodas de conversa sobre alimentação saúdavel, com CDFAM/Gestão em unidade de Saúde Escola, aferição de pressão arterial, espaço Biblioterapia para as crianças e adultos com a professora Vírginia Bentes do curso de Biblioteconomia/UFC.

Houveram também oficinas de cozinha criativa com o professor Leopoldo Gondim da Gastronomia/UFC, oficinas de colcha de retalhos sem agulha com materiais diversificados do projeto Colcha de Retalhos, além da roda de conversa sobre o Plano Diretor Participativo de Fortaleza com o centro de assessoria jurídica universitária/UFC, entrega de mudas para a comunidade e teatro para as crianças com a peça: ‘De Onde Vem A Nossa Comida”.

Essa ação, além de dar continuidade ao cronograma de atividades desenvolvidas na unidade, visa elucidar dúvidas da população, alertar sobre os sinais e sintomas de algumas doenças e, principalmente ressaltar diferentes maneiras terápicas que envolvam todos os públicos.