Coordenadoria de Desenvolvimento Familiar da UFC (CDFAM) oferece serviços de saúde e qualidade de vida no entorno do Campus do Pici
Data da publicação: 8 de outubro de 2021 Categoria: Notícias- Matéria original publicada no portal de notícias da UFC <https://www.ufc.br/noticias/16019-coordenadoria-de-desenvolvimento-familiar-da-ufc-cdfam-oferece-servicos-de-saude-e-qualidade-de-vida-no-entorno-do-campus-do-pici>. Quinta, 12 Agosto 2021 17:27
A Coordenadoria de Desenvolvimento Familiar (CDFAM), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará, oferta, desde 1982, serviços de saúde e de promoção à cidadania à população do entorno do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, de aproximadamente 14.208 habitantes. Nomeada anteriormente Centro de Desenvolvimento Familiar (CEDEFAM), a unidade foi elevada, nos últimos anos, à classificação de Coordenadoria de Extensão e incorporou à sua estrutura o Posto de Saúde Prof. Gilmário Mourão Teixeira, gerido em parceria com a Prefeitura de Fortaleza.
A unidade está localizada na Rua Pernambuco, nº 1674, no bairro Planalto Pici, no interior do Campus da UFC. No local são integradas ações de ensino, pesquisa, extensão e de assistência em Atenção Primária à Saúde (APS), prestadas por estudantes e professores dos cursos da UFC, aos moradores dos bairros do Planalto Pici, Parque Universitário e Panamericano, como parte do Sistema Único de Saúde (SUS).
Para reforçar o atendimento à população, por meio do termo de cooperação com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Fortaleza, foi criada, em setembro de 2020, a Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS), conhecida popularmente como “posto de saúde da CDFAM”. O serviço funciona como uma unidade de saúde-escola, uma vez que integra as ações acadêmicas da UFC com as da UAPS.
A instalação da UAPS e o início da execução do plano de trabalho para requalificação da estrutura física da CDFAM foram autorizados ainda no primeiro ano da gestão do Prof. Cândido Albuquerque. Na cerimônia de inauguração, o gestor máximo da Instituição enfatizou que, para além dos serviços prestados à comunidade, as atividades conjuntas da UFC e da Secretaria de Saúde são uma grande oportunidade para os estudantes da Universidade.
“Para além da prestação de serviço, nós trazemos também a formação dos nossos alunos. As atividades aqui são multidisciplinares, então daremos assistência integral para uma comunidade, com psicólogos, dentistas, médicos, fisioterapeutas, e uma melhor formação para os estudantes. Dessa forma, todos ganham”, celebrou o reitor.
O Prof. Bernardo Coutinho, do curso de Fisioterapia da Faculdade de Medicina da UFC e atual coordenador da CDFAM, explica que, quanto ao posto, a UFC é responsável pela manutenção de alguns equipamentos e da estrutura física, e a Secretaria Municipal de Saúde pela gestão dos recursos humanos (profissionais das equipes de saúde da família e de atenção básica) e pelas ações de atenção básica ofertadas à população.
“Nosso objetivo é ampliar os atendimentos e crescer ainda mais com a parceria da UFC. Isso tanto é bom para nós profissionais, que vamos ter um conhecimento maior, quanto para os próprios pacientes”, declara Adriana Catunda, coordenadora da UAPS da CDFAM.
Além das ações de saúde, a Coordenadoria articula iniciativas de preservação ambiental e sustentabilidade econômica para os moradores; estimula formas de organização associativas, e promove cursos de capacitação para profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) e para a comunidade acadêmica, visando contribuir para a melhoria da saúde e qualidade de vida dos moradores da região.
“Na Coordenadoria nós prezamos pela qualidade dos serviços, o fortalecimento do vínculo com a comunidade e o desenvolvimento familiar no que tange à educação, saúde e cidadania”, destaca o Prof. Bernardo Coutinho.
Saiba mais sobre a Coordenadoria de Desenvolvimento Familiar na reportagem da UFCTV.
SERVIÇOS – No Posto de Saúde, os atendimentos são prestados de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Entre os serviços disponíveis estão o de pré-natal, com consultas, solicitações de exames e sessões educativas; ginecologia, com consulta de enfermagem e exames preventivos; planejamento familiar, com sessões educativas, entrega de preservativos e distribuição e aplicação de medicação anticonceptiva; fisioterapia; odontologia; dispensação de medicamentos, coleta para exames laboratoriais; aplicação de curativos, entre outras atividades.
“As atividades vão desde os atendimentos no local, como as consultas com profissionais de saúde e vacinação, até as ações realizadas no entorno, como as visitas domiciliares. São atendidas crianças de zero a seis anos para acompanhamento do desenvolvimento motor e psicológico; adultos através das consultas de pré-natal e tratamento da incontinência urinária; idosos com dor e incapacidade, para acupuntura e abordagens terapêuticas em grupo; e profissionais do SUS para cursos de curta duração visando à educação permanente”, acrescenta Bernardo Coutinho. É possível consultar todos os serviços no site da CDFAM.
O coordenador explica que os atendimentos de atenção primária à saúde são ofertados à população residente nos bairros do entorno cadastrada na unidade. No entanto, existem outros serviços que podem ser usufruídos pela comunidade em geral, como vacinação e distribuição de medicamentos.
ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO – Além das ações extensionistas ofertadas à população, “diariamente são realizadas ações de ensino e pesquisa na CDFAM com a participação direta de alunos da graduação e pós-graduação“, informa o Prof. Bernardo Coutinho.
No âmbito da graduação, estudantes dos cursos de enfermagem, odontologia, fisioterapia, farmácia, medicina, psicologia e educação física desenvolvem atividades práticas assistidas, estágios e internatos sob a supervisão de docentes, servidores técnico-administrativos em educação e preceptores do serviço. Os pós-graduandos estão presentes nos estágios dos programas de residência multiprofissional do complexo hospitalar da UFC e em pesquisa dos programas de mestrado e doutorado.
“Neste contexto o acadêmico tem a oportunidade de vivenciar a realidade das demandas da comunidade e a prestação da assistência de qualidade, aplicando os conhecimentos científicos mais atuais em um ambiente que favorece a interação com profissionais do SUS experientes; e tem a oportunidade de ver que é possível compartilhar o conhecimento adquirido através do ensino e da pesquisa, de modo articulado com as demandas da comunidade onde a CDFAM está inserida, a fim de transformar a realidade social“, considera o coordenador.
Fonte: Prof. Bernardo Diniz Coutinho, coordenador da Coordenadoria de Desenvolvimento Familiar (CDFAM) – e-mail: cdfam.prex@ufc.br