Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Coordenadoria de Desenvolvimento Familiar (CDFAM / PREX)

Área do conteúdo

Agosto Dourado: Incentivando a Amamentação e Fortalecendo a Saúde Infantil

Data de publicação: 2 de agosto de 2024. Categoria: Notícias

O mês de agosto foi determinado como Agosto Dourado perante lei no Brasil como forma de incentivar a amamentação. No decorrer desse mês serão intensificadas ações intersetoriais de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno, tais como: Realização de palestras e eventos; Divulgação nas diversas mídias; Reuniões com a comunidade; Iluminação ou decoração de espaços com a cor dourada. O dourado simboliza o padrão ouro de qualidade do leite materno.

A amamentação é um dos melhores investimentos beneficiando mães e bebês, além de criar um ambiente propício para padrões de alimentação infantil ideais. Então, o que é necessário para criar um ambiente favorável e melhorar as práticas de amamentação? Proteção, promoção e apoio à amamentação, que são estratégias importantes em nível institucional e individual. Ações coordenadas para promover uma conscientização para a alimentação infantil é essencial para garantir que as necessidades nutricionais de todos os bebês sejam atendidas. Isso pode ser feito enfatizando os benefícios que uma mãe pode promover através dessa prática.

O aleitamento materno diminui chances de hemorragia pós parto, chances de desenvolver câncer de mama, ovários e colo do útero no futuro.  Além disso, fortalece o vínculo entre mãe e filho. Para o recém nascido, o leite é de suma importância, dando a ele todos os nutrientes necessários. Além de proporcionar anticorpos logo nos primeiros dias de vida aumentando a imunidade do bebê, protegendo-o contra diarreias, infecções respiratórias e alergias.  Além do risco de hipertensão, colesterol alto e diabetes, reduzindo a chance de desenvolver obesidade ainda nos primeiros anos de vida. Crianças amamentadas no peito até no minimo 6 meses são consideradas crianças e adultos mais saudáveis, além de se mostrarem mais inteligentes, constando evidências de que o aleitamento materno contribui para o desenvolvimento cognitivo do ser humano.

Afim de propagar conhecimento sobre os benefícios citados do aleitamento materno para mãe e bebê, além da importância da sua promoção para a comunidade, a Coordenadoria do Desenvolvimento Familiar (CDFAM/PREX/UFC) realizará durante o mês de agosto atividades voltadas ao incentivo e apoio à amamentação, e na próxima segunda-feira (05/08/2024) serão realizadas ações multidisciplinares para gestantes e puérperas na UAPS Gilmário Mourão Teixeira/ CDFAM.

 

Fonte: Ministério da Saúde.

Acessar Ir para o topo