gov.br

Coordenadoria de Desenvolvimento Familiar (CDFAM / PREX)

Ação realizada em alusão ao Outubro Rosa e Dia das Crianças.

Data de publicação: 7 de novembro de 2023. Categoria: Notícias

Nos dias 10 e 11 de outubro, a Coordenadoria do Desenvolvimento Familiar (CDFAM/PREX/UFC) realizou uma ação em alusão ao Outubro Rosa e ao Dia das Crianças.  Todas as atividades desenvolvidas contaram com a presença de Docentes, Discentes e Técnicos – Administrativos da Universidade Federal do Ceará, assim como Projetos de Extensão, que atuam na UAPS Gilmário Mourão Teixeira/ CDFAM.

Equipe colaborativa da ação do “CDFAM aberto: Novembro Azul”. Servidores Técnicos-Administrativos (TAEs), docentes e estudantes dos cursos de odontologia, farmácia e fisioterapia

O Outubro Rosa contou com uma programação diversificada envolvendo educação em saúde sobre alimentação saudável e melhoria dos hábitos de vida, instruções sobre o uso racional de medicamentos, auriculoterapia e ventosa terapia, alongamentos e oficinas temáticas para o público feminino. Além disso, foi ofertado Exame de Prevenção Ginecológica por demanda espontânea, aferição  de pressão arterial, peso, IMC e glicemia. Toda a programação foi planejada com muito precisão em como alcançar o público feminino, inclusive para as usuárias da unidade de saúde foi ofertada corte de cabelo e maquiagem.

Estação sobre a Prevenção Ginecológica com a Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia – UFC

No que se refere à ação voltada ao público infantil, foi desenvolvido com a finalidade de também conciliar maior adesão das mulheres que estavam acompanhadas das crianças, bem como para as crianças da EMEIF Adroaldo Texeira Castelo . Nesse contexto, foi ofertado pintura facial, balões em formato de animais, rodas de cantigas e brincadeiras infantis. Além disso, foi realizada educação em saúde sobre a escovação adequada ao público infantil, bem como a oferta de lanches saudáveis e a sua importância no cotidiano.

Distribuição de Balões em formato de animais.

As ações realizadas no Outubro Rosa dão seguimento às atividades desenvolvidas mensalmente na CDFAM. A cada mês é escolhida uma temática de acordo com as campanhas sanitárias preconizadas pelo Ministério da Saúde. É válido salientar que, ambas as ações, Outubro Rosa e Dia das Crianças, acabam indo ao encontro de todos os valores estabelecidos pela Coordenadoria do Desenvolvimento Familiar, tais como: o Vínculo, a Participação social, a Responsabilidade, a Transparência, a Ética, o Zelo pelo patrimônio público, a Parceria e a Sustentabilidade. Reforçando o papel e a importância da Extensão Universitária e dos Estágios, assim acabam fortalecendo o Histórico das Ações que a CDFAM/PREX/UFC propõe nos mais diversos cantos da Universidade, já que promover saúde é promover o bem-estar físico, mental e social de todos.

Alunos do Curso de Farmácia na estação de Alimentação Saudável e Uso correto das Medicações.

Adesão às Brincadeiras Infantis em sinergia com Educação em Saúde.