gov.br

Coordenadoria de Desenvolvimento Familiar (CDFAM / PREX)

Ação realizada com gestantes e puérperas em alusão ao Agosto Dourado.

Data de publicação: 9 de agosto de 2024. Categoria: Notícias

Na última segunda-feira, dia 05/08/2024, a Coordenadoria do Desenvolvimento Familiar (CDFAM/PREX/UFC), realizou uma ação com mães e gestantes em comemoração à chegada do mês da conscientização sobre o aleitamento materno – Agosto Dourado. As atividades desenvolvidas nessa segunda-feira contaram com a presença de Docentes, Discentes e Técnicos – Administrativos da Universidade Federal do Ceará, assim como a Liga de Assistência ao Aleitamento Materno (LAAM), um Projeto de Extensão fundado em 2023, que realiza atendimentos especializados em amamentação e cuidados pós-parto na UAPS CDFAM Profº Gilmário Mourão Teixeira.

Ligantes da LAAM realizando educação em saúde com participantes da ação.

A ação contou com uma programação diversificada e dinâmica aplicando educação em saúde relacionada à amamentação. Além de promover interação do público-alvo com cartilhas e atividades educativas, que tinham como propósito fortalecer os aspectos que envolvem a importância do aleitamento materno e, principalmente, seus benefícios quando realizado de forma exclusiva. O momento permitiu a troca de saberes entre os profissionais e a comunidade, compartilhamento de experiências, retirada de dúvidas e receios que tinham sobre esse momento de afeto entre mãe e bebê.

Estudantes da LAAM em ofertando cuidados sobre amamentação

Além disso, pensando em como o momento de amamentação e puerpério pode ser um momento delicado e doloroso para a mulher, foi realizado sessões de auriculoterapia,  em pontos específicos da orelha, afim de amenizar sintomas físicos e emocionais. Ademais, foram realizadas demonstrações com simuladores bonecos e modelos, confeccionados em material artesanal, sobre as formas adequadas para o desenvolvimento de uma pega correta, maior conforto no momento da amamentação, dentre outros assuntos que envolvem a temática.

Cartilhas, jogos de perguntas referentes a amamentação e coffee break ofertado as participantes

As ações realizadas no Agosto Dourado dão seguimento às atividades desenvolvidas mensalmente na CDFAM. A cada mês é escolhida uma temática de acordo com as campanhas sanitárias preconizadas pelo Ministério da Saúde. É evidente que, as ações ocorridas e celebradas ao longo de cada mês, acabam indo ao encontro de todos os valores estabelecidos pela Coordenadoria do Desenvolvimento Familiar, tais como: a participação social, propagar informação, promover saúde pública, garantir o bem-estar físico, mental e social da comunidade, reforçando o papel e a importância da Extensão Universitária, assim acabam fortalecendo o Histórico das Ações que a CDFAM/PREX/UFC propõe à Universidade e à comunidade beneficiada por elas.