Histórico da CDFAM
A Coordenadoria de Desenvolvimento Familiar (CDFAM) foi criada em 23 de março de 2018 pela deliberação do Conselho Universitário (Resolução n° 11/CONSUNI) que alterou a vinculação e nomenclatura do Centro de Desenvolvimento Familiar (CEDEFAM), um núcleo da Pró-Reitoria de Extensão (PREX) que teve início na década de 80 com o “Projeto Uruguaiana”.
À época, a UFC obteve financiamento para início da construção do prédio do CEDEFAM em 1981, através dos recursos obtidos do Programa de Ações Sócio-educativas e Culturais para Periferias Urbanas (PRODASEC), do Ministério da Educação, e do convênio firmado com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará, a fim de impedir a ocupação desordenada de terrenos pertencentes à universidade e realizar atividade assistencial à comunidade do Papoco, como visitas domiciliares, aulas de alfabetização para os alunos “fora de faixa”, recreação, contato com os pré-escolares, aulas de corte e costura, dentre outras.
Estas ações envolviam a participação dos moradores e utilizavam a estrutura da Escola de 1º grau José Bonifácio de Souza, construída pelo governo do Estado do Ceará em um terreno cedido pela universidade, juntamente com um grupo de professores da UFC e estagiários dos cursos de Ciências Sociais, Educação, Engenharia, Economia Doméstica, Letras, Medicina e Teatro. O CEDEFAM logo se constituiu como um espaço para promoção da cidadania e do trabalho comunitário, – através da criação de associações de moradores e construção de uma lavanderia e creche gerenciadas pelas mulheres da comunidade, o desenvolvimento de uma horta comunitária por meio de recursos financeiros provenientes da Caritas Arquidiocesana para atender as demandas das famílias referentes ao cultivo de hortaliças e plantas medicinais buscando ampliar o acesso a alimentos mais saldáveis, – além de um importante campo de assistência, ensino, pesquisa e extensão sob a tutela da PREX/UFC.
Ao longo dos anos 80 os cursos de Enfermagem, Odontologia e Farmácia também iniciaram suas atividades de ensino e assistência com enfoque na família e na comunidade. Dentre as ações desenvolvidas se destacam o “Estágio Extra Mural” do curso de odontologia e a construção da “Clínica de Saúde Bucal”, ampliando não só as ações de tratamento mas também de prevenção e promoção de saúde bucal nas creches e escolas da comunidade. O Projeto de “Fitoterapia e Farmácias Vivas”, que tinha por objetivo promover a pesquisa e utilização correta, baseada em estudos científicos, de plantas e seus extratos para o alívio de diversas enfermidades resgatando as tradições etnofarmacológicas regionais e reduzindo os custos com medicamentos. E a Unidade de Cuidados Médicos e de Enfermagem (UCME), mais conhecida na comunidade pelo nome de “Casa de Parto Natural”, local de desenvolvimento de consultas de enfermagem à puérpera, pré-natal de baixo risco, prevenção do câncer de colo uterino, atendimentos de puericultura, planejamento familiar e teste rápido de HIV e sífilis. Ao longo dos anos novas ações acadêmicas foram se integrando a unidade, como as dos cursos de Fisioterapia e Psicologia.
No ano de 2018, sob a gestão da Profa. Dra. Walda Viana Brígido de Moura (DCO/FFOE), houve um avanço na aproximação com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Fortaleza a fim de estabelecer um Termo de Acordo de Cooperação Técnica tendo como objeto a conjunção de esforços para a articulação, integração e desenvolvimento de ações e atividades necessárias à implementação dos processos de Atenção Primária à Saúde, na perspectiva de garantir atenção integral a população, promover a formação de recursos humanos para o Sistema Único de Saúde (SUS) e inserir a CDFAM no SUS. A assinatura do convênio se concretizou na gestão do Reitor Prof. Dr. Henry de Holanda Campos e do Prefeito Roberto Cláudio Rodrigues Bezerra, materializando um sonho e trabalho de quase quatro décadas dos profissionais, acadêmicos e comunidade na busca da integração dos serviços da unidade com o SUS.
Em 2019, sob a gestão do novo Reitor da UFC, Prof. Dr. José Cândido Lustosa Bittencourt de Albuquerque, foi assinado o termo de autorização para o início da execução do plano de trabalho para requalificação da estrutura física da CDFAM e a instalação da UAPS. No dia 17 de setembro de 2020 foi inaugurada a UAPS CDFAM “Prof. Gilmário Mourão Teixeira”, contando com 4 Equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e Equipes de Saúde Bucal (SB) responsáveis pela atenção à saúde de uma população estimada de 14.208 habitantes, de modo compartilhado com as ações de assistência, ensino, pesquisa e extensão da UFC.
|
|
Para saber mais sobre o histórico leia:
- SOUZA, Edgley Silva de. Gestores, servidores e usuários: as representações sociais do programa CEDEFAM‘. 31/01/2018. 197 f. Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas Instituição de Ensino: Universidade Federal Do Ceará, Fortaleza Biblioteca Depositária: Centro de Humanidades. Disponível em: <http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/35711/3/2018_dis_esgsouza.pdf>.